Linecheck...antes do show....
E a banda começa a passar o som...privilégio de poucos convidados que conseguir entrar na casa e já estavam acomodados. Últimos ajustes de monitoração e timbres...terminada a passagem de som...aprovada pelos músicos e Glenn...tínhamos apenas uma hora para acerto de outros detalhes:
Prender os cabos e fiação com fitas (usei a gaffer tape – tipo uma Silver Tape a base de tecido forte, parecida com fitas hospitalares. Usei a cor preta para fixar cabos, fios e o set-list no piso. A fita branca usei para demarcação do piso (a branca é visível em locais de pouca luz e facilita a locomoção). Fita dupla face 3M do tipo esponja para fixação de palhetas no pedestal de microfone. Checagem de cabos, desligamos os amplificadores, e a fonte das pedaleiras. No camarim, organizamos as toalhas e as garrafas de água para serem distribuídas no palco. Uma dica: as garrafas de água, tiramos um pouco da água, para não transbordar quando o músico pega na garrafa. E as deixamos espalhadas sem a tampa...
Set list também deve ser fixado em local determinado pelo músico e o técnico deve ter algumas de reserva...
O set list é o relógio do técnico...é onde são mapeadas as trocas de instrumento e alguns pormenores do show...
Minha mesa de trabalho atrás dos amps...aquele papel colado atrás da caixa(abaixo do cabeçote), é o set-list...vou riscando as músicas...uma a uma...e assim é meu relógio do show...é pelo set-list que sei as trocas de guitarra e as afinações...
Com um intervalo de aproximadamente uma hora, consegui ir até o camarote falar com a galera convidada: Silvia, Fernando, Isaura, Bia, Marcio, Gustavo, Rossana e ainda encontrei o Roberto Teixeira, Adriano Coelho, Joey, Lucas, Luiz Sacoman, Faiska e uma galera do facebook e orkut!!!
Esse intervalo antes do show, é importante...trocamos de roupa, nos concentramos nos últimos detalhes...fazemos um plano de ação e começamos a ligar os equipamentos e fazemos um checkline rápido para verificar os sinais de áudio. Preparamos as ferramentas, peças e cordas de reposição, afinador ligado e adrenalina nas veias( no meu caso...como sou veterano...essa adrenalina é bem pouquinha...mas dura umas duas músicas...depois passa...).
Meu trampo era bem simples, troca de guitarras, afinar a corda mizona em drop D em duas músicas, ficar de olho nos cabos e microfones. A pedaleira do Soren também poderia travar, tinha que ficar atento a isso e estar preparado para as eventualidades...e monitorar o retorno dele...Por isso na passagem de som, vc tem que escutar e memorizar o que ele pediu na monitoração dos side fills (caixas de retorno laterais)...
E foi tudo bem...fiz meu arroz e feijão...o Soren nem teve que sair do palco na maioria das vezes...e as afinações foram precisas...e teve um curioso aperto de mão que ele me deu...no solo de bateria..que entendi como um agradecimento...depois no camarim...ele agradeceu e os elogios são sempre bem vindos...
Durante o show é necessário checar a afinação das guitarras constantemente. Limpo a guitarra e fico atento a tudo que passa no palco e ao som. Os microfones dos gabinetes de falantes também são checados e é necessário “ficar de olho” em cada detalhe.
Bom, não tem muito que falar do show...quem trabalha no backstage não tem tempo para isso...ficamos tão focados e concentrados na parte técnica que são raros os momentos descontraídos...
Durante o show, o único problema foi um “blecaute” de alimentação num dos pedais de efeito do Glenn. Sylvia entrou no palco para resolver o problema e teve a ajuda do Saulo...mas foi necessário desligar o pedal e Glenn desistiu de fazer um número solo...Foram alguns minutos de espera...e eu nem fui ajudá-los porque num momento como esse...mais gente envolvida...mais atrapalha que ajuda...
Mas é isso...terminamos tudo e fomos comer massa no bairro do Bixiga...desta vez, nossa equipe trabalhou apenas em São Paulo...mas eu acabei sendo sondado para terminar a tour...que infelizmente não pude fazer por compromissos assumidos anteriormente...até a próxima galera!
Esse intervalo antes do show, é importante...trocamos de roupa, nos concentramos nos últimos detalhes...fazemos um plano de ação e começamos a ligar os equipamentos e fazemos um checkline rápido para verificar os sinais de áudio. Preparamos as ferramentas, peças e cordas de reposição, afinador ligado e adrenalina nas veias( no meu caso...como sou veterano...essa adrenalina é bem pouquinha...mas dura umas duas músicas...depois passa...).
Meu trampo era bem simples, troca de guitarras, afinar a corda mizona em drop D em duas músicas, ficar de olho nos cabos e microfones. A pedaleira do Soren também poderia travar, tinha que ficar atento a isso e estar preparado para as eventualidades...e monitorar o retorno dele...Por isso na passagem de som, vc tem que escutar e memorizar o que ele pediu na monitoração dos side fills (caixas de retorno laterais)...
E foi tudo bem...fiz meu arroz e feijão...o Soren nem teve que sair do palco na maioria das vezes...e as afinações foram precisas...e teve um curioso aperto de mão que ele me deu...no solo de bateria..que entendi como um agradecimento...depois no camarim...ele agradeceu e os elogios são sempre bem vindos...
Durante o show é necessário checar a afinação das guitarras constantemente. Limpo a guitarra e fico atento a tudo que passa no palco e ao som. Os microfones dos gabinetes de falantes também são checados e é necessário “ficar de olho” em cada detalhe.
Bom, não tem muito que falar do show...quem trabalha no backstage não tem tempo para isso...ficamos tão focados e concentrados na parte técnica que são raros os momentos descontraídos...
Durante o show, o único problema foi um “blecaute” de alimentação num dos pedais de efeito do Glenn. Sylvia entrou no palco para resolver o problema e teve a ajuda do Saulo...mas foi necessário desligar o pedal e Glenn desistiu de fazer um número solo...Foram alguns minutos de espera...e eu nem fui ajudá-los porque num momento como esse...mais gente envolvida...mais atrapalha que ajuda...
Saulo e Sylvia tentando ressuscitar o pedal do Glenn!!!!
Do meu lado, foi tudo certinho e sem percalços...tudo nos conformes...Isso significa que quando um trabalho prévio é bem feito...não sofreremos durante o show...
Na penúltima música, começamos a arrumar as coisas: trazemos os cases do camarim para o fundo do palco, guardamos as ferramentas que não utilizaremos mais.
Terminado o show, primeiro guardamos o equipamento dos músicos e os levamos para o camarim. Depois iniciamos a desmontagem do backline. Nesse ínterim, a equipe de sonorização também inicia a desmontagem dos equipamentos. É tudo simultâneo!
É preciso sempre saber como os equipamentos dos músicos são guardados. Por isso, quando eles chegam para a passagem de som, é importante mapear tudo e depois checar cada ítem várias vezes...
Os camarins do Carioca Club são pequenos e os corredores estreitos...logo, se misturam músicos, técnicos, produtores e fãs...ambiente propício para confusão..Pra vocês verem, guardei os cabos do guitarrista dentro do pedalboard na frente dele...e depois um dos cabos sumiu...o técnico Sly deve ter aberto o pedalboard para procurar 2 grips para microfone (que guardei para ele no camarim dos técnicos...)...provavelmente Sly deixou os cabos que já estavam guardados, fora do pedalboard...ou seja, um deles sumiu...vai saber???
Terminado o show, primeiro guardamos o equipamento dos músicos e os levamos para o camarim. Depois iniciamos a desmontagem do backline. Nesse ínterim, a equipe de sonorização também inicia a desmontagem dos equipamentos. É tudo simultâneo!
É preciso sempre saber como os equipamentos dos músicos são guardados. Por isso, quando eles chegam para a passagem de som, é importante mapear tudo e depois checar cada ítem várias vezes...
Os camarins do Carioca Club são pequenos e os corredores estreitos...logo, se misturam músicos, técnicos, produtores e fãs...ambiente propício para confusão..Pra vocês verem, guardei os cabos do guitarrista dentro do pedalboard na frente dele...e depois um dos cabos sumiu...o técnico Sly deve ter aberto o pedalboard para procurar 2 grips para microfone (que guardei para ele no camarim dos técnicos...)...provavelmente Sly deixou os cabos que já estavam guardados, fora do pedalboard...ou seja, um deles sumiu...vai saber???
E coisa que eu não costumo fazer em shows é tirar foto...pedir autógrafos etc..etc..etc...sempre achei isso anti-ético, mas aos poucos a gente vai mudando e ficando mais flexível...
Mas é isso...terminamos tudo e fomos comer massa no bairro do Bixiga...desta vez, nossa equipe trabalhou apenas em São Paulo...mas eu acabei sendo sondado para terminar a tour...que infelizmente não pude fazer por compromissos assumidos anteriormente...até a próxima galera!
4 comentários:
Muito legal a post Henry, e uma infinidade de detalhes, tanta gente trabalhando pra correr tudo bem com tantas variaveis, parabens pelo trabalho, pode-se ver que nao e coisa pra qualquer um.
Abraco!!
Se algúem tinha dúvidas ou curiosidades de como é o antes,durante e depois de um show, acabou aqui...tudo muito bem explicado e com muitos detalhes.
Bastante interessante esse trabalho relatado por você Henry...pretende aceitar outros trabalhos?
Ou vai dar um tempo de novo...
O resto do pessoal ta sendo muito bem treinado,hehehe!
Abraços à todos!
Muito legal! Descobri a música do Glenn faz pouco tempo e foi bem interessante ler como funciona o backstage, nunca tinha lido um texto falando sobre isso na internet, muito boa iniciativa!
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