06/06/2010

Vinnie Moore Workshop

Vinnie Moore - Blackmore Rock Bar - 30/05/2010

Terminada a tour com o UFO, Vinnie Moore voltou para São Paulo para fazer uma clínica de guitarra no Blackmore Rock Bar. Domingo nublado, cheguei ao local antes do horário do workshop (às 18 horas) e já havia uma tímida fila de guitarristas e admiradores. Vinnie chegou pouco antes do horário acompanhado pela produção e pela roadie Sylvia que também fez a tradução das perguntas e respostas.
Vinnie tocou músicas instrumentais de seus discos solos: “Time Odyssey”, “Meltdown” “Out Of Nowhere” e do mais recente álbum: “To The Core”.
Ele usou playbacks das músicas e utilizou o backline do show do UFO: os mesmos amplificadores, pedais e guitarras. Ele explicou detalhes e funções de cada pedal, o ajuste do amp e detalhes das guitarras. Tecnicamente, Vinnie mostrou um vocabulário musical bastante expressivo. Seu fraseado mudou muito desde a época “shredder oitentista”. Ele tocou muitos licks de pentatônica com cromatismos bem colocados, usou palhetada híbrida e usou um Ebow para certas passagens melódicas. Relembrou temas clássicos do começo de sua carreira que abusava das escalas menores harmônicas, arpejos diminutos e frases melancólicas.
Com bom humor, Vinnie respondeu a todas as perguntas. Falou da sensação quando efetivado como guitarrista do UFO – “algo surreal, tornar-se guitarrista de uma banda que costumava admirar e “tirar” os riffs e solos”. Explicou que ficou gripado na primeira tour com o UFO, falou da pressão e a ansiedade que passou. E quando abordado sobre a trilha que fez para o comercial da Pepsi, disse não lembrar mais do antológico solo que fez! Vinnie disse não conhecer muito de música brasileira e depois finalizou o workshop tocando a belíssima “Meltdown”. Depois da clínica, ele autografou CDs e tirou fotos com a maioria dos presentes. Vinnie seguiu depois para o sul do Brasil para uma série de workshops junto com o baterista Aquiles Priester, da banda Hangar.

Vinnie mandando bala com solos inspirados!

Meltdown!

In Control!

Eu e Vinnie!

fotos: Henry Ho, Miwa Sato

Nenhum comentário: