27/10/2010

Alô Artista!

Oi galera, estou provisoriamente colaborando com esse site:
http://www.aloartista.com/

Dêem uma bisbilhotada, cadastrem se e participem das promoções e eventos.
É bem legals!

Saiu uma matéria sobre a equipe de colaboradores:
http://coopculturalbr.blogspot.com/2010/10/entrevista-com-equipe-do-site.htmlhttp://

26/10/2010

Halford Brazil tour 2010


Acostuma a tocar em grandes arenas com o Judas Priest, eu pensei que Rob Halford merecia fazer esse show num local mais amplo e mais digno de sua majestade. Afinal de contas, ele é definitivamente o "metal God"!!! Halford e banda mostraram que o local não importa tanto e provavelmente, essa é a chance do "metal God" ficar mais perto de seus súditos, fazendo shows em casas com ambientes mais intimistas.
Cheguei cedo ao local com amigos e me dirigi a um camarote ao lado da mesa de som e ali ficamos o show todo. Com lotação máxima de quase 2500 pessoas que entupiram o local, a banda entrou e arrasou!
O line up da banda:
Rob Halford - vocals
Metal Mike - guitars
Roy Z - guitars
Mike Davis - bass
Bobby Jarzombek - drums

O show começou as 9:30 PM e logo na introdução, Rob mostrou que veio para soltar a garganta com sons pesadíssimos e trouxe uma banda afiada e bastante empolgada!.
Roy Z e Metal Mike, a dupla das guitarras revezaram os solos e bases com muita competência. Eu gosto mais de Metal Mike nos solos - ele tem um senso melódico mais apurado e sua construção de frases e licks é totalmente "old school", Já Roy Z toca muito rápido, porém sobrepõe muitos licks clichês em fila indiana...tem hora que enjoa!
Já Metal Mike se destaca como principal compositor da carreira solo de Halford. Tanto ele como Roy utilizaram várias Flying V´s da Jackson e Roy também utilizou uma guitarra Fernandes Ravelle. Ótima combinação: guitarras Jackson + amplificadores Marshalls
O baixista Mike Davis utilizou um baixo Ernie Ball/Music Man Sting Ray preto com escala clara na maioria das músicas.
Destaque para o baterista Bobby que já esteve recentemente por aqui tocando na banda de Sebastian Bach na abertura do show do Guns´n´Roses.
O som da casa estava alto e audível, mas eu teria feito um alinhamento de som um pouco mais ousado e menos burocrático em relação aos timbres.
No set list apenas 4 músicas do Priest, sendo que metade era cover do cover... The Green Manalishi e Diamond and Rust...a galera pediu Painkiller, mas sem sucesso!
O restante das músicas revisitou a carreira solo do metal God com enfoque no seu mais recente trabalho: Made of Metal
Não tem muito que falar do Metal God....agudos perfeitos, empostação perfeita, performance ótima, carisma, senso de humor...uma breve homenagem a RJ. Dio e uma saliência abdominal característica da idade (inevitável...), mas ele detonou!
Pra quem acha que domingo é pra ficar de moletom em casa vendo televisão ou dormindo ...ou apenas almoçando com a família...O Metal God fechou o dia com chave de ouro!
SET LIST
Resurrection
Made In Hell
Locked and Loaded
Drop Out?
Made of Metal
Undisputed
Nailed to the Gun
Golgotha
Fire and Ice +
The Green Manalishi (With the Two-Prong Crown)
Diamonds and Rust
Jawbreaker
There's no Tomorrow
Thunder and Lightning
Cyber World
(ENCORE)
Heart of a Lion
Saviour

Fotos: Saulo Peghin e Dida


Vídeo do show: Heart of a Lion

13/10/2010

Queen


Pra quem curte livros e rock...meu amigo Marcelo Facundo Severo escreveu um livro bem legal sobre o Queen! É uma cronologia dos discos com muitos detalhes a respeito das músicas e com informações técnicas bem minuciosas...lógico que fala dos primórdios e outras fases da banda.
Marcelo foi meu aluno na escola de luthieria e me lembro das conversas que tivemos a respeito do Queen, principalmente sobre detalhes técnicos, curiosidades e outros...O livro tem tudo isso e mais..
Leitura recomendada...parabéns Marcelo...e valeu pela dedicatória

12/10/2010

Sonzera de amigos!

Toda vez que vou na Expomusic, recebo inúmeros CDs de amigos e faço novos amigos ganhando CDs! Muitos querem saber a minha opinião... e talvez o fato de eu ter sido colaborador e colunista de várias revistas - motiva essa galera a me procurar e deixar comigo esses CDs...
Vou falar um pouco de cada album e desde já agradeço a todos pela amizade e por prestigiarem também meu trabalho.

Darkest Seed

Sonzera, bem pesado e bem produzido.
As letras são legais, nada tão muito complexo...é simples e direto...
Vocal principal está bom, mas senti falta de ambiência em algumas passagens. Senti uma "secura" que poderia ter sido melhorada na mixagem.
Mas o destaque deste CD, são as melodias vocais...bem estruturadas. Os caras fazem um som "modern school" que incorpora várias influências de hard rock e metal.
os backing vocais estão bons...afinadíssimos! e os refrões certeiros.
Guitarras pesadas, gravação boa, bons timbres e solos legais.
Cozinha bem coesa no que diz respeito a dinâmica das músicas...firulas no lugar certo, sem exageros. Apenas achei que a bateria poderia ter mais punch...na mixagem.
E outro lance legal...é um power trio! Pois é...Caxias do Sul...se eu tivesse que morar fora de sampa...acho que eu ia prá lá...como tem uma galera que toca muito por lá...impressionante...
http://www.darkestseed.com/
http://www.myspace.com/darkestseed

Mateus Starling - Kairos

Mateus é um brother meu, apesar de pouco tempo...somos colegas de revista...a Cover Guitarra.
Bom, o CD dele é totalmente fusion...um estilo que sempre curti...desde qdo era mais novo...
A abordagem é bem moderna...harmonas bem estruturadas, nada de convenções tradicionais....ele faz um quebra quebra bem legal...
Os timbres são muito bons. A gravação é profissa total. Escutei esse Cd na minha escola em hora de aula junto com meus alunos. A maioria ainda não está preparada para esse tipo de som...uma pena...eu comecei a ouvir jazz rock com Larry Corryel, Jean Luc Ponty e Mahavishunu Orquestra e Return to Forever...poutzzzz, sempre gostei de quebradeira...
Bom, o CD do Mateus... recomendo, principalmente para os guitarristas que estão estudando harmona. Muito bom! Esse ficou no CD player por várias semanas...
www.mateusstarling.com.br
www.myspace.com/mateusstarling

Rafael Nery


Conheci o Rafael Nery na Expomusic...o Rafa que trabalha comigo(na escola) faz aula com ele...e provavelmente temos alguns amigos em comum...
O mais insólito é que esse CD não é um típico álbum de guitarrista...tipo fritação e músicas instrumentais...é um CD calmo com baladas e melodias marcantes.
Eu particularmente, achei bom. Gosto de coisas diferentes, não previsíveis...e se tratando de algo feito com essa intenção...tem muita qualidade.
Sim, pode ser enjoativo...mas comigo foi de boa!
Arranjos bons, vocais legais e produção bem feita.
www.rafaelnery.com
www.myspace.com/rafaelnery

Italo Junqueira

Outro CD legal...bem rock and roll e ...esse sim...álbum típico de guitarrista...com infuências diversas...fritação, alavancas, sons instrumentais, um pouco de quebradeiras, etc...
A produção está boa, mas faltou um punch na cozinha...algo tipo mais "corpo" na mixagem....principalmente a bateria...
O som da guitarra está bom...Muitos sons lembram o Ardanuy...é uma boa referência...sem dúvida..
italoguitarra@terra.com.br

parabéns a todos...encarte, som e inspirações...tudo muito legal...