07/11/2010

Europe Brazil Tour 2010



Europe Brazil Tour 2010
HSBC Hall 05/11/2010
Henry Ho
Pics: Henry Ho

Uma noite de chuva e de caos no trânsito, evitei passar perto das imediações de outro grande show marcado para o mesmo dia, o do rapper Eminem. Logo que cheguei, desabou um temporal que judiou a galera que estava na expectativa para entrar. Felizmente, a chuva deu uma trégua e o melhor ainda estava para vir!
A banda entrou no palco com um atraso de "longos"...dez minutos. Mas valeu a espera. Logo de cara, detonaram Last Look At Eden, música do recente álbum homônimo e a galera veio ao delírio.
Band Line-Up
Joey Tempest – vocals/guitar
John Norum – Lead Guitar
Mic Michaeli – Keyboards
John Leven – Bass Guitar
Ian Haugland - Drum
Para mim existem dois tipos de vocalista. O tipo cantor! Aquele que tem o gogó privilegiado, que basta apenas soltar a voz e pronto! Gente como Geoff Tate, Ronnie Dio (RIP!) e Glen Hughes.
E tem o tipo “Frontman” – aquele que não é tão perfeito como cantor, mas que pela simples presença no palco, é suficiente para hipnotizar a audiência. É o caso de alguns: Dave Lee Roth, Ozzy e Alice Cooper.



Joey Tempest, o vocalista do Europe está inserido nessas duas categorias. É um excelente cantor – perfeito para o estilo hard grudento (característica marcante dos primórdios da banda), mas sabe soltar a voz em sons mais barulhentos. Ele tem um registro vocal amplo e versátil. Ao vivo, é afinadíssimo! Como mestre de cerimônia, Joey cativou a platéia mostrando muito carisma e simpatia.
O guitar hero John Norum usou e abusou das Gibson Les Paul. Norum é um dos meus guitarristas preferidos. Ele é melodioso, melancólico e sabe colocar fraseados rápidos no lugar certo. Os timbres de guitarra estavam muito legais. Já valeu o show! Norum teve uma parte solo no show, apesar de curta arrancou muitos aplausos da galera!
O tecladista Mic Michaeli não foi tão carismático quanto Joey ou Norum, mas ele é o responsável por grande parte dos arranjos. Os timbres dos teclados estavam perfeitos.

O baixista John Leven e o baterista Ian Haugland estavam coesos em sincronia e peso! É o tipo de cozinha que eu gostaria de ter na minha banda! Encorpada, eficiente e sem firulas!
O Set List mesclou as várias fases da banda. As músicas antigas empolgaram os velhos fãs – a banda não mudou os arranjos originais.
Rock The Night, Let The Good Times Rock, a balada Carrie, Seventh Sigh, Wings of Tomorrow, Cherokee, Superstitious e Final Countdown!
E os sons mais novos não cativaram tanto. Uma pena, porque os trabalhos mais recentes são muito bons, faltaram algumas músicas do álbum Start From The Dark, mas a galera saiu satisfeita com o show.
Para muitos aqui no Brazil, foi a primeira vez. Para mim, essa foi a terceira vez que vi a banda. E pelo jeito, deverei revê-los mais vezes!

John Leven & Ian Haugland

Joey & Norum
Mic Michaeli

Joey & Norum

Set List
Prelude
Last Look At Eden
The Beast
Rock The Night
Scream of Anger
Let The Good Times Rock
Carrie
Seventh Sign
New Love in Town
More Than Meets The Eye
Wings of Tomorrow
Forever Travelling
Love is Not The Enemy
Cherokee
Superstitious
Encore:
Ready Or Not
The Final Countdown



Um comentário:

edneia disse...

Oi amigo,fico feliz por ler comentários positivos sobre"Europe".Não se leu no whiplash o que o próprio JT disse à respeito do contratante e sua namorada.Como conheço bem a banda,notei que algo acontecia...enfim,o show foi o máximo isto é o que importa!Obrigada pela revisão!