18/04/2013

Down - São Paulo - Carioca Club 10 abril 2013

Diversão, amizade e barulheira. É o resultado quando cinco amigos resolvem montar um projeto paralelo as bandas que tocam. E não é que o famigerado “plano B que virou plano A” se tornou a tônica desses caras: Phil Anselmo (Pantera) nos vocais, Pat Bruders (Crowbar) no baixo, Jim Bower (Eyehategod) na bateria e os guitarristas: Kirk Windstein (Crowbar) e Pepper Keenan (Corrosion of Conformity). Com a casa lotada, o supergrupo adentrou o palco com apenas poucos minutos de atraso.
A banda mandou petardos com afinações baixas, ritmos arrastados e vocais urrados no melhor estilo criado pelo próprio Phil Anselmo.  O guitarrista Pepper Keenan utilizou na maioria das músicas sua surrada Gibson ES 335 “ Biff Lord” plugada nos seguintes efeitos: Electro Harmonix POG Electro Harmonix Big Muff, Electro Harmonix Holy Grail, Electro Harmonix Small Stone, Ibanez TS-9 Tube Screamer, MXR Phase 90, MXR Stereo Flanger, MXR 10 band Equalizer, T-Rex Delay, Boss OD-1e afinador Korg. Os amplificadores eram Marshall JCM 800 e gabinetes 4 x 12. Em algumas canções, Pepper utilizou uma Gibson Firebird Custom Shop. 
Já o guitarrista Kirk Windstein quase não abandonou sua Gibson Explorer branca que não deu chances para as ESP Viper Custom Shop. Os efeitos eram da Maxon e os amplificadores Marshall JCM 800 e caixas Marshall 1960. Em termos de sonorização ao vivo, as guitarras estavam muito altas e um pouco emboladas para audição. Os dois guitarristas revezam bases, linhas melódicas e solos. Pepper Keenan é o que mais faz solos complicados com fraseados de muito bom gosto, salto de notas e vibratos peculiares. Kirk cuida das linhas melódicas e faz os solos pentatônicos em alta velocidade. Mas tive dificuldade de escutá-lo na maioria das músicas. A dupla mantém as bases com afinações baixas muito coesas e com acentuações sincronizadas de forma milimétricas. Nas músicas mais arrastadas, o peso é descomunal! E como de praxe, no final do show, a banda costuma entregar os instrumentos para os roadies finalizarem, enquanto a banda confraterniza com a galera. Mas desta feita, em vez dos técnicos – Andreas Kisser, Paulo Jr, Yohann Kisser e Eloy Casagrande, foram incumbidos de tal tarefa. Um showzaço de amigos com clima de jam session e guitarras matadoras. 
Agradecimentos especiais a Free Pass Entretenimento & Heloisa Vidal pelo credenciamento e atenção dispensadas a nossa equipe. PICS by L. Willenorf.
Set List:
1) Lysergic Funeral Possession
2) Pillars of Eternity
3) Lifer
4) Witchtripper
5) Misfortune Teller
6) Temptations Wings
7) Ghosts Along The Mississipi
8) Losing All
9) New Orleans is a Dying Whore
10) Open Coffins
11) Eyes of The South
12) Hail The Leaf
13) Stone The Crow
14) Bury My In Smoke

Nenhum comentário: