10/05/2011

U.D.O. Brazil tour 2011 - Sao Paulo May, 7, 2011


Coincidência ou sincronicidade? Não sei dizer ao certo, mas talvez um pouco de ambos. Shows do U.D.O. e Accept em sequência, com uma semana de intervalo e no mesmo local! Nunca ví ambas as bandas!!! Imperdoável? Sim, perdi todas as oportunidades de vê-las no Japão.
Os motivos são bem óbvios: ingressos esgotados em segundos.E quem diria que eu as veria aqui no Brasil...Na verdade, ainda falta Accept porque U.D.O., finalmente consegui vê-los ao vivo!
O show foi no Carioca Club, sábado dia 7 de maio! E abertura (opening act) do show com a banda brasileira Salário Mínimo. Sei lá, nunca me acostumei com hard rock e heavy metal cantado em português.
O início do show da banda U.D.O atrasou com problemas técnicos: algo de monitoração e algum problema com o bumbo da bateria. No palco tinha um amigo meu trabalhando, mas eu e Saulo nem nos aproximamos – é interessante ver a coisa toda pela perspectiva da platéia.
Apesar do atraso, eles entraram detonando um heavy metal pulsante e energético. A banda é muito boa. Stefan Kaufmann que era também baterista do Accept toca a guitarra base com muita competência (na verdade, ele sempre foi guitarrista de origem). O outro guitarrista, o suiço Igor Gianola - tem um estilo que é totalmente old school. Ele toca a maioria dos solos e tem uma pegada marcante e pesada. Ambos os guitarristas utilizaram instrumentos como Flying V e Explorer - sempre da cor branca...lembrando o Accept! Coincidência ou sincrocinidade?
O baixista Fitty Wienhold e o baterista italiano Francesco Jovino, mandaram superbem! Cozinha afiada e bem entrosada!
Já o protagonista principal, Udo Dirkschneider é o figura! Ele é o cara! Sua voz esganiçada e rouca continua potente e avassaladora. Mas no início do show o volume da voz estava exageradamente baixo. O cara tem um carisma monstro!
O palco estava límpido demais. Os amplificadores estavam posicionados nas laterais. A disposição do backline foi realmente bem interessante e peculiar! O Accept também está fazendo tour com um layout similar. Coincidências ou sincrocinidade? O set list mesclou músicas do novo CD e temas mais conhecidos da banda com clássicos do Accept.
SET LIST
1. The Bogeyman
2. Dominator
3. Independence Day
4. The Bullet and the Bomb
5. Restless and Wild
(Accept cover)
6. Son of a Bitch
(Accept cover)
7. Thunderball
8. Vendetta
9. Princess of the Dawn
(Accept cover)
10. Guitar Solo
11. Midnight Mover
(Accept cover)
12. Man and Machine
13. Breaker
(Accept cover)
14. Animal House
15. Metal Heart
(Accept cover)
16. Encore:
16. Holy
17. Balls to the Wall
(Accept cover)
Justamente na Balls to the Wall, a guitarra de Igor Gianola sumiu...provavelmente com problemas de mal contato no rack do músico. Ou seja, ele praticamente não tocou, apenas fez um “air guitar” até conseguirem resolver o problema. Provavelmente voltariam para um segundo “bis”com “Fast as na Shark”....mas não rolou...
De qualquer forma, foi um pouttta show!
U.D.O. – line up
Udo Dirkschneider – Lead vocals
Stefan Kaufmann – Guitars
Igor Gianola – Guitars
Fitty Wienhold – Bass Guitar
Francesco Jovino – Drums

Balls to the wall...clássico! mas a guitarra do Igor falha na maior parte da música....

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Henry...Muito bom!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Muito bom o show mesmo ...

Anônimo disse...

Realmente o Brasil entrou de vez no roteiro dos grandes shows de rock. Agora estou no aguardo do show do Mr. Big e do Whitesnake.
Grande abraço Henry!!!

Alexandre Soares