23/11/2011

Lembranças de outrora!

Hoje tive um prazer enorme de encontrar com a Vânia Bastos, renomada cantora e intérprete da nossa Música Popular Brasileira! A Vânia veio acompanhar o marido Ronaldo Rayol, que estava na oficina do meu sócio Marcio Benedetti. Foi superlegal revê-la depois de tanto tempo!
Pois é, uma longa história! Quando comecei a tocar guitarra em mil novecentos e "lá vai bolinha", minha mãe me indicou para (talvez!!!) o primeiro trabalho como roadie (na época, éramos apenas denominados como ajudantes...). Eu fui "ajudar" a cantora Miriam Mirah, da banda Tarancón:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Taranc%C3%B3n
E na sequência, a Miriam me indicou para ser ajudante de outra cantora, a Jane Duboc.
http://www.janeduboc.com.br/umahistoria/umahistoria.htm
Na verdade, a Jane faria uma participação no show do Hermeto Pascoal, no teatro Tuca. Eu estava encarregado de levar a roupa que ela usaria no show. Mas quando chegamos no Tuca, a Jane desistiu de usá-la! Pois é, Hermeto faria o show de chinelão, calça jeans e uma camisa florida...e o único da banda que estava na "estica" era o pianista Jovino Santos: calça social, camiseta pólo e sapatos. Já o baterista Nenê e o baixista Itiberê Zwarg estavam de macação (indumentária de bicho grilo na época). Bom, a Jane só colocou uma bota branca e usou a mesma roupa que estava para não destoar da galera...e deu um show de canto arrebatador...Ainda me lembro de como ela cantou...essas coisas são realmente mágicas!
E foi a primeira vez que entrei num camarim de verdade! Nesse show  fiz amizade com o Itiberê! Acabei descobrindo e reparando um cabo do baixo que estava com mal contato. Ele me disse depois: "você precisa conhecer um amigo meu que faz manutenção do meu baixo, o Tiguez. Acho que você tem jeito pra coisa". Ele me levou uma vez, mas não consegui encontrar com o tal Tiguez. Na verdade, eu nem tinha entendido direito o nome...achei que era "portugues"'...
Quando conheci alguns músicos na região da Praça da Árvore (Vitão, Sergio, Ricardo e Tomás). Foram eles que me apresentaram ao Tiguez...Ai sim...caiu a ficha..."português"...na verdade...era o Tiguez! E foi justamente nessa época que ele se associou ao luthier Eduardo Ladessa (RIP). E o resto...eu conto outro dia...Senão...isso aqui vira um livro!
E de tanto andar pela Praça da Árvore, conheci o pessoal da Transasom (que era uma loja de instrumentos musicais e locadora de equipos). E assim como freelancer fiz uns "bicos" para a Transasom ( era carregador de equipamento e montador). Acabei trabalhando na montagem de palco do show do Arrigo Barnabé e da banda Sabor de Veneno (do disco Clara Crocodilo), onde cantava a Vânia Bastos. Acho que trabalhei em 2 shows - não me lembro...mas um deles deve ter sido no Centro Cultural Vergueiro??? A Vânia também não se lembra...
Depois, assisti alguns shows solos da Vânia em 1986...época que ela começou a fazer muito sucesso e acho que em 1989, antes de viajar para o Japão...minha última "balada" foi ver o show da Vânia com o Eduardo Gudin no Sesc Pompéia! E só fui encontrá-la no Facebook virtualmente...mas hoje, finalmente... nos encontramos! Bom, pra quem acha que eu só curto metal e rock and roll...não é bem assim...
Vânia Bastos, Arrigo Barnabé, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e Jane Duboc...são sensacionais!

Aqui um vídeo do Arrigo com a Vânia.

Aqui, Vânia com o Ronaldo Rayol!

Nenhum comentário: