13/03/2011

Gambatte Nippon!


Gostaria de agradecer a todos que se preocuparam com minha família no Japão. Foram contatos através de telefonemas, emails, torpedos, mensagens pelo Facebook, Orkut, Twitter e pessoalmente. Valeu mesmo galera!
Meus parentes que vivem em Tokyo, imediações da capital, Yokohama, no sul e no oeste, estão bem. Sim, todos estão apreensivos e muito traumatizados. É o maior terremoto da história do país. Por mais que digam que o povo japonês está preparado para os terremotos, não existe preparo mental para algo com essa magnitude.
Meus parentes que vivem nas áreas críticas estão vivos e bem. Não sabemos em que condições sobrevivem – se as moradias foram afetadas ou se perderam tudo. A prioridade é estarem vivos, mas o emocional deve estar em frangalhos.
Tive notícias de alguns amigos e até o momento, a maioria está bem. As réplicas dos tremores continuam, mas em escala baixa. Os amigos e familiares que vivem lá continuam o relato de medo e de angústia.
Tudo isso que está acontecendo é muito angustiante. Eu tive uma vida lá e além da família e muitos amigos – meu referencial do Japão é muito forte. Fico imaginando como essa tragédia afeta a rotina metódica dos japoneses. É um duro golpe, talvez a pior tragédia depois da segunda guerra mundial. Não bastasse o terremoto (com escala sísmica altíssima), o tsunami e o desastre nuclear (que só por si, é aterrorizante), o país terá que enfrentar uma crise econômica.
Muitos dizem que o pior já passou. Na verdade, não. Tecnicamente, temos até o dia 16/03 – ou seja , três dias com a 70% de probabilidade de outro tremor com escala acima de 7, iminente na região nordeste (Tohoku). Ou como dizem os especialistas sísmicos, essa possibilidade pode afetar outra região (até mesmo distante). A partir do quarto dia, essa probabilidade cai para 50% em quatro dias e assim por diante. Eu já passei mal bocados com terremotos breves com escala perto de 6. E como se trata de uma escala logarítmica de 10, não consigo imaginar algo que seja 30 vezes mais forte!
Eu sei que alguns amigos acessam meu blog do Japão. Espero que vocês estejam bem!
Queria deixar dicas úteis:
- Deixe uma mochila perto da porta (durante a noite e madrugada) com roupas, calçados, documentos, dinheiro, lanterna, pilhas, apito, fósforos, toalha, par de luvas, um pouco de açúcar, celular, rádio c/pilha, remédios, água e um pouco de comida seca.
- Durma com roupas que você poderá utilizar fora de casa. (agora que está frio, fica mais fácil).
- Desligue o registro de gás da cozinha e do banho antes de dormir, ou quando sair de casa.
- Tenha sempre em mente para onde ir, em caso de evacuação.
- A rua nem sempre é o local mais seguro. Tenha sempre um lugar definido para se abrigar, dentro dos locais onde estiver.
Sim, eu fiz e tive essas coisas preparadas, quando morei no Japão e felizmente nunca precisei utilizá-las. Para mim, faria diferença...não hesitem, façam
E quanto aos comentários sobre “castigo divino” e “danação sobre um povo sem fé”, não vou nem me estressar com tanta “non sense”. E as teorias conspiratórias a cerca do número 11 começam a proliferar na internet.
Pois é, minhas preocupações e envio de boas vibes estão direcionadas aos meus irmãos japoneses.
Eu não quis colocar nenhuma foto da tragédia, preferi procurar foto de locais que eu costumava ir...Shinjuku é um desses lugares que me traz muitas recordações boas!

7 comentários:

Anônimo disse...

Que bom saber que todos os seus familiares e amigos estão bem Henry. Como vc disse, nesse momento o mais importante é a vida. Fico imaginando a angústia e apreensão q vc e outras pessoas que tem familiares e amigos no Japão passaram e ainda estão passando nesses dias.

Que Deus abençoe vc e a todos os nossos irmãos japosenes.

Alexandre Soares

Cry Of Voodoo disse...

valew Alexandre!

Lucas Caracik disse...

Estamos rezando por sua família e por todos os que vivem no Japão, Henry!

Que Deus os proteja e a paz volte a reinar na terra do sol nascente!

Abração,

Lucas Caracik

Shimada disse...

thank you for your huge kindness!!!!!!!!!

from Tokyo Japan

Cry Of Voodoo disse...

valew Lucas!

Cry Of Voodoo disse...

Shimada!
gambatte kudasai!
be strong Japan!

gustavo disse...

Fala, Henry. Tudo certo?

Meu nome é Gustavo Mesquita, sou tradutor e trabalho com muita coisa relacionada a música. Estou trabalhando no livro Roadie, de Matt McGinn [http://www.amazon.com/Roadie-My-Life-Road-Coldplay/dp/1907554297/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1303930645&sr=8-1], que será publicado pela Larousse, e topei com o seu blog nas minhas pesquisas sobre terminologia. O termo em questão foi "line-check", que imaginava ser "checagem de sinal" e o seu texto confirmou. Enfim, tenho algumas dúvidas relacionadas a terminologia e agradeço se você puder me dar uma força. Não garanto que você vá receber crédito como consultor, mas agradeço bastante se isso for possível.O meu e-mail é gustames@gmail.com

Grande abraço,
Gustavo