03/04/2011

SWEET AND JOURNEY BRAZIL TOUR 2011




O Journey nunca esteve no Brasil e pelo menos de minha parte...a expectativa era enorme. Tentei vê-los uma vez no Japão, mas não rolou!!! Ingressos esgotados e até os cambistas foram embora mais cedo. Nunca imaginei que os veria no Brasil...e foi sorte saber disso com "baita" antecedência...mexendo uns " pauzinhos" e 2 convites de camarote nas mãos..difícil foi segurar a ansiedade! Lógico que Journey com Steve Perry nos vocais seria o ideal...mas ele não pode mais cantar como antes (nem pela idade, mas por estar com problemas na coluna...que afetam sua respiração...o que para um cantor é drástico)...E Steve já está fora da banda por muitos anos.
Sim, com essa onda de re-uniões de bandas...seria uma possibilidade. Mas não o caso deles.
Já o Journey com Steve Augeri nos vocais foi muito legal. Steve esteve recentemente no Brasil e fez um show memorável. É um cantor muito bom e substituiu Perry a altura! Jeff Scott Soto também...outro que merece um crédito enorme em ajudar o Journey a voltar ao circuito. Sua saída foi inclusive injusta e mal explicada...nas circunstâncias de época.
Bom...ai começa a saga do novo vocalista...Arnel Pineda. Pois é...filipino...ele foi cantor de algumas bandas no país dele, uma delas: The Zoo...tinha vários vídeos no You Tube...com músicas de Bon Jovi, Van Halen, Police, Boston, Led Zeppelin e lógico...Journey...uma típica banda cover das Filipinas com um cantor competente e muito bom! Neal Schon, o guitarrista do Journey viu esses vídeos e ficou impressionado com Arnel. Mandou um email para ele e Arnel foi para a gringolândia fazer o teste...e se tornou o novo "cinderelo" do rock! Uma história e tanto!...E Arnel tem um registro ou timbre vocal similar ao Steve Perry, mas essa similaridade impressiona...E somados a isso: agudo encorpado e técnica incrível.
Ou seja, além de ser o show do Journey...tinha a expectativa de ver Arnel " ao vivo" - o que 77% da galera que compareceu a Via Funchal, não deveria saber...Muita gente estranhou o fato de ver um frontman "japa" ou xing ling...entrar cantando Separate Ways! A outra expectativa era a banda de abertura: Sweet! A legendária banda glam inglesa dos anos 70´s! Pois é...mas esse Sweet que veio é a versão americana com o baixista original(Steve Priest)...porque existe a versão britânica com o guitarrista Andy Scott...
O show deles foi bem legal! Clássicos como Set me Free, Love is like Oxigen, Fox on the Run, Action e Little Willy.
Rápida arrumação do palco e enfim...o momento esperado: Journey!
Provavelmente será imbatível...o melhor show desse ano!
Neil Schon na guitarra, Jonathan Crain nos teclados, gaita e guitarra base, Ross Valory no baixo e Deen Castronovo na bateria...só feras!
E Arnel Pineda??? Sim, ele canta muito...foi fácil entender tudo. Arnel reinventou o Journey de novo. Podem falar que ele parece cantor de karaoke, que ele canta igual ao Perry, que ele é xing ling, que ele é japa gay, que eu sou parecido com ele (agora mais essa!)...mas ele canta demais. E não concordo que ele é imitação vocal do Perry. Ele tem mais força. Os agudos são mais encorpados. E o cara é um frontman de arena...não para um instante.
Se vocês notarem o set list...clássicos na maioria com músicas novas intercaladas. Sem comentários...um pouuutttaaa show!
Neil Schon é uma atração a parte. Esbanjou o costumeiro bom gosto com solos e fraseados melódicos e abusou do delay em profundidade.
Deen Castronovo cantou 2 músicas e poderia ser vocalista de qualquer banda, inclusive do próprio Journey!
Fazia tempo que eu não me empolgava em shows. De tanto trabalhar em concertos, a gente fica anestesiado a muitas coisas...mas este show...me trouxe de volta a vontade de tocar!
Se eles tocassem mais datas por aqui, iria com certeza. E fico na expectativa de mais em 2012, 2013, 2014...
JOURNEY BRAZIL TOUR 2011 - SET LIST
Separate Ways (Worlds Apart)
Edge of the Moment
Only the Young
Ask the Lonely
Resonate
Stone in Love
Keep on Runnin'
(Deen Castronovo on vocals)
City of Hope (DEDICATED TO jAPAN)
Lights
Open Arms
Mother, Father
(Deen Castronovo on vocals)
Chain of Love
Escape
Wheel in the Sky
Human Feel (Rise Up)
Be Good to Yourself
Faithfully
Don't Stop Believin'
Encore:
Anyway You Want It
Lovin', Touchin', Squeezin'
Who's Crying Now



Um comentário:

Rogério disse...

Ow ow...muito bom!
Adoro o journey!
Pena ter chegado recentemente de viagem e ter perdido esse showzaço!
Idem com o do Maiden,mas já os vi num show de 1992 no Palestra Itália,um dos últimos shows antes da saída do Bruce pra fazer carreira solo(que aliás gosto muito tbm!).
Arnel realmente tem uma voz invejável e não achei parecido contigo não Henry..nem no jeitão tbm,kkk!
Abraços!