14/12/2007

Dr Jivago

A primeira vez que assisti esse filme, foi numa madrugada na Globo quando tinha uns 16 anos. Fiquei impressionado com o enredo, a fotografia e a música. Depois, lembro de ter visto inúmeras vezes, sempre de madrugada, até conseguir gravar em VHS. Quando morava no Japão em 1989, aluguei a versão original americana com legendas em japonês. Ou seja, essa versão me permitiu ouvir as vozes originais (até então, minha cópia era dublada).
Gravei a versão orginal e sempre que tinha um "tempinho" assistia o filme como se fosse a primeira vez.

Quando voltei ao Brasil em 1998, estava sem as fitas VHS (estragaram ou mofaram em 1994 ou 1995). Com os lançamentos em DVD, comprei e finalmente posso ver o filme quando quiser.

Tenho inclusive 2 DVDs (um é reserva e está lacrado para qquer eventualidade)...

Sou fã de Omar Sharif e sobretudo de Julie Christie (dela, tenho muitos DVDs).




Dr Jivago é um filme épico baseado no romance homônimo de Boris Pasternak. Publicado em 1958, a obra foi considerada ousada e desafiadora numa época de censura e repressão na Rússia.
O enredo do filme conta a saga de um médico e poeta, dividido por dois amores. O cenário de fundo trata a Revolução Russa (na transição da Rússia czarista para bolchevique), logo após a primeira guerra mundial. Ou seja, uma Rússia devastada, cheia de contrastes sociais, caos, expurgos e a beira de uma guerra civil.
A narrativa é anacrônica, feita pelo personagem Yevgraf (Alec Guinness). Ele é o general do exército vermelho e procura pela sobrinha de seu meio irmão, Iuri Jivago interpretado por Omar Sharif. Toda a trajetória de vida de Iuri Jivago é mostrada na tela.
Jivago é médico, humanista e intelectual, um homem dividido entre duas mulheres: Tonya (Geraldine Chaplin), com que se casa e conhece desde a infância e Lara (Julie Christie) a qual ele tanto ama.
Iuri e Lara vivem uma odisséia de encontros e desencontros, manipulados pelo destino e sobretudo por um descontrolado sentimento ou ânsia de compreensão mútua. O filme é dirigido por David Lean e mostra cenas de uma riqueza poética intensa, momentos inesquecíveis e marcantes

Prêmios: Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, Direção de Arte, Figurino, Trilha Sonora (Maurice Jarre), indicado para Melhor Filme, melhor Diretor, Ator Coadjuvante (Tom Courtenay) e indicação de Edição e Som.
Em 2002, foi feito uma reedição do filme para a TV em formato de série para a HBO. essa versão é bem fiel ao livro e apresenta os seguintes atores e atrizes:
Hans Matheson(Iuri Jivago), Keira Knightley(Lara) e Sam Neill(Victor Komarovsky) e Alexandra Maria Lara(Tonya).

Essa versão televisiva é bem produzida e muito legal. Porém, sem dúvida, a versão original é a minha preferida.
links:
trailer da versão original: http://www.youtube.com/watch?v=RoILmy4DBpI&eurl=http://www.orkut.com/FavoriteVideoView.aspx?uid=18347458963641934771&ad=1188421687

Um comentário:

Michelle disse...

Amei esse filme, realmente mt bom.