17/01/2009

Bola p/frente Guinga....


Ontem, conversando com meu amigo Regis Bonilha, fiquei sabendo de um episódio lamentável ocorrido na Espanha, no aeorporto de Barajas, Madri. Nosso grande compositor Guinga, teve seu casaco com alguns pertences furtados na área de embarque do referido aeroporto. Guinga pediu auxílio de alguns policiais que não se prontificaram a ajudá-lo. Apenas aconselharam procurar a embaixada brasileira e diante da insistência do músico, Guinga foi agredido covardemente pelas costas, depois levou um soco na boca perdendo 2 dentes. Posteriormente, em completo estado de desespero, ele conseguiu encontrar o casaco, o passaporte e o cartão de embarque, jogados perto de uma lixeira.
O compositor voltava de uma clínica da Itália e estava de passagem pela Espanha. Logicamente que perdeu o vôo, teve que mudar a conexão e só chegou no Brasil dois dias depois do previsto.

Bom, não somente pelo fato de ser um brasileiro, compositor e músico que dispensa apresentações. Poderia ser qualquer outro. Qualquer outro que pareça brasileiro, ou um "sujo" europeu do leste, ou um camponês do País de Gales, ou um russo tocador de balalaika e talvez até mesmo um catalão ou um basco...vai saber...

Imagina você desembarcando em Madri "estigmado" ou refém de um sentimento tipo: "yo soy persona non grata acá..."
Aconteceu com o Guinga... e quantos outros também não foram vítimas e não ficamos sabendo?

Lei da Reciprocidade: somente no DAR é que também pode residir o verdadeiro RECEBER. Tecnicamente falando: ação e reação...onde um corpo sempre reage com força igual e em sentido oposto aquela aplicada sobre ele mesmo. Vulgarmente também denominado de " olho por olho, dente por dente".
Eu sei, eu sei, alguns farão comentários a respeito. Não estou propondo nenhum festival de porrada em qualquer espanhol que apareça na minha frente, muito menos criar outro conflito numa faixa igual a de Gaza...
Estou apenas parodiando...apertando o botão da ironia, mas o sentimento é esse ai mesmo...infelizmente...essas coisas me emputecem profundamente.

Nenhum comentário: