16/01/2009

Quem com novela fere, com novela será ferido...


Assistiu o último capítulo da novela?

Capítulo(s)final (is), é tudo muito "chinfrim", previsível ao extremo.
Vejamos:
A vilã tripudia e ameaça matar a heroína. Mas depois de incontáveis chances, escolhe a pior maneira, a pior hora e o pior...erra o tiro.
Durante a novela toda, a vilã calcula tudo racionalmente, planeja tudo com meticulosidade, sangue frio total, consegue os milhões de dólares depositados num paraiso fiscal, mas não...nos últimos capítulos...em vez de fugir...perde a razão, fica lélé da cuca e só pisa no tomate...
Final de novela sempre tem uma penca de casamentos... e os casais a paisana assisitindo a cerimônia se beijando...E sempre escolhem um figurante " pouca telha" para ser o padre. Podem reparar.
Encontros e desencontrontos que na vida real não culminariam em reencontro, na novela - todos ficam felizes no final e perdoam uns aos outros. Muitos se regeneram e justamente...adivinhem... no último capítulo.
Tem final de novela que tem a adivinhação para saber quem matou o tal do fulano ou a tal da ciclana. Aliás, quem matou mesmo a Odete Roitman?
E as novelas continuam as mesmas... desde da época do Zébedeu em mil novecentos e trálálá...até os dias de hoje.

Novela no Japão é o contrário:
A mocinha fica sozinha, o namorado morre atropelado, ou o casal da novela se separa no capítulo final por um motivo bem boçal. Os casais secundários, alguns também se separam por motivos pífios e os que ficam juntos - são justamente os que não combinam.
As tramas e situações paralelas não possuem um desfecho que no último capítulo forneçam elementos imaginários consistentes. Novela japonesa acaba de forma abrupta. É tudo "dark side of..."
O ideal é assistir uma novela brasuca e depois uma novela japa...assim balanceamos...
Então...voltando a pergunta:
Perdeu o último capítulo? Sim!
Ixi...relaxa, sábado tem reprise.
Perdeu o último capítulo? Não!
Poutzzzz, eu também, mas antes que me chamem de noveleiro...já vou avisando: novela é um tipo de entretenimento bastante didático em termos de relações sociais...explico:
A novela é uma amostra de como a realidade depende dos seres humanos, porém o mundo real não é apenas o ser humano.
Divagações a parte, novela é uma tremenda perda de tempo...e já que minhas relações sociais estão saudáveis...melhor ler um livro.

2 comentários:

Monica Munuera disse...

Pior que é assim mesmo! É criança que nasce, bandido arrependido, casamento... eita, nóis. Por essas e outras que um dos filmes de que mais gosto seja Casablanca. Um dos poucos sem final feliz meladinho...

Cry Of Voodoo disse...

" Novela dura em mente mole...tanto assiste até que enjoa"...mudamos de canal aqui em casa...bem melhor...